Logo - Clínica Caetano Marchesini

Cirurgia Bariátrica em Curitiba

Tratamentos associados à Cirurgia do Aparelho Digestivo

(41) 3342.6264
(41) 9266.7070
Banner - Clínica Caetano Marchesini

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato

  Cirurgia Bariátrica

Dr. Caetano Marchesini - Cirurgia Bariátrica

Existem atualmente 5 técnicas conhecidas e reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde. São elas:
 

Banda Gástrica Ajustável

Consiste na colocação de um anel de silicone com uma pequena câmara pneumática interna ao redor do estômago em sua porção inicial.
 
Esta câmara comunica-se através de um tubo a um pequeno dispositivo que é implantado embaixo da pele do pacientes. Através dele é possível insuflar a câmara pneumática que se encontra na banda, restringindo ou “liberando” mais o fluxo dos alimentos através dela. Foi um procedimento muito realizado no final da década de 90.
 
Vem caindo em desuso no Brasil e Europa. Nos Estados Unidos foi liberado seu uso em 2002 e somente agora os seus resultados ruins vêm sendo observados lá.
 

Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Consiste em uma ressecção (retirada) de dois terços do estômago em seu eixo vertical transformando-o em um tubo afilado.
 
Esta cirurgia se baseia em dois princípios: o da restrição do volume alimentar ingerido e o da retirada de uma área do estômago onde é produzido um hormônio chamado grelina5. Este hormônio é responsável por gerar a sensação de fome. Outras partes do intestino delgado também produzem este hormônio e ainda não se conhece totalmente suas ações.
 
A grande vantagem desta cirurgia é que pacientes submetidos a ela necessitam de pouca ou, em alguns casos, nenhuma suplementação vitamínica.
 

Bypass Gástrico (Cirurgia de Fobi-Capela)

Bypass é uma palavra inglesa que significa desvio. E é exatamente isto que é feito nesta cirurgia. Um desvio de uma grande parte do estômago e uma pequena parte do intestino delgado.
 
Sem dúvida é a cirurgia mais realizada no mundo. Só nos Estados Unidos são realizadas mais de 200 mil cirurgias por ano. No Brasil, acredita-se que em 2015 serão realizadas em torno de 60 mil procedimentos de um total estimado de 100 mil cirurgias bariátricas.
 
Ela consiste em uma redução do estômago através de grampeamento.O estômago é dividido em duas partes: uma menor que será por onde o alimento irá transitar e outra maior que ficará isolada. Este pequeno estômago é então ligado ao intestino para que o alimento possa seguir seu curso natural.
 

Derivação Biliopancreática (Cirurgia de Scopinaro)

Consiste em uma ressecção (retirada) de dois terços do estômago em seu eixo vertical transformando-o em um tubo afilado (semelhante ao Sleeve), seguida de um desvio intestinal ampliado, deixando uma área aproximada de um terço da área total de absorção de nutrientes.
 
Por ser uma cirurgia mais invasiva, ela é bem indicada em pacientes que precisam perder muito peso. Pacientes do sexo masculino se sentem a vontade com este procedimento porque exige que se alimentem de um considerável volume de proteína diário, principalmente através do consumo de carne.
 

Derivação Biliopancreática com Duodenal Switch

Como esta cirurgia é considerada uma evolução da derivação biliopancreática pura ou Cirurgia de Scopinaro.
 

"Nossa experiência de 20 anos nesta área nos permite estudar o seu perfil e sugerir qual o melhor tratamento para você."

  Clínica

Sobre a Clínica

Situada em Curitiba, a Clínica Caetano Marchesini encontra-se no 11º andar do primeiro Centro Médico de Curitiba, o Centro Médico Plínio Matos Pessoa.
 
A Clínica Caetano Marchesini oferece aos seus pacientes cirurgia bariátrica (para obesidade), cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia videolaparoscópica e endoscopia digestiva. Foi o segundo centro no Brasil a iniciar cirurgia bariátrica em 1995 com o Prof. Dr. João Batista Marchesini.
 
Além disso, na Clínica Caetano Marchesini pode-se ter acesso a tratamentos associados à cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia videolaparoscópica e endoscopia digestiva. Nos tratamentos para a obesidade a clínica oferece tratamento através do by-pass gástrico com e sem anel, derivações biliopancreáticas com duodenal switch, a gastrectomia vertical (sleeve), balão intragástrico e plasma de argônio para tratamento do reganho de peso.
 

Vídeo Institucional

 

  Dr. Caetano Marchesini

Dr. Caetano Marchesini - História

Um pouco da História

O Dr. Caetano Marchesini é filho do Dr. João Batista Marchesini e trabalha com seu pai desde 1982, quando ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Começou atuar na Clínica Marchesini como Cirurgião em 1990.
 
Caetano Marchesini participa de sociedades médicas ligadas à cirurgia bariátrica e obesidade. O Prof. Dr. Marchesini começou a fazer cirurgia bariátrica em 1995 , mas foi só em 2001 que ele começou a fazer o procedimento. A sua decisão em iniciar a cirurgia bariátrica foi porque a evolução da cirurgia videolaparoscópica na época permitia fazer o procedimento por esta via.
 
Atualmente realiza procedimentos por vídeolaparoscopia em cirurgia bariátrica e cirurgias revisionais (reoperações), é também endoscopista. Coloca Balão Intragástrico desde 1999 e faz Plasma de Argônio para reganho de peso desde 2010.
 

"O Dr. Caetano Marchesini faz Balão Intragástrico desde 1999 e Plasma de Argônio para reganho de peso desde 2010."


Como chegar

Rua Bruno Filgueira, 369
Batel - Curitiba, PR
CEP 80730-380

(41) 3342.6264
(41) 9266.7070